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quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vendas da Novozymes na América Latina superam números globais


Foto: Erlei Schade

A Novozymes, fabricante dinamarquesa de enzimas industriais, anunciou um aumento de 13% nas vendas da Novozymes Latin America, que tem unidade instalada em Araucária, no Paraná. No comparativo com o primeiro trimestre de 2009, os números globais da multinacional mostram aumento de 9%. A empresa nórdica, que faturou US$ 1,6 bilhão no ano passado, registrou vendas de US$ 400 milhões nos primeiros noventa dias do ano. Mas a Novozymes Latin America, que mantém um escritório também no México, superou expectativas, vendendo US$ 30 milhões. Os negócios da filial latina foram puxados principalmente pelas enzimas para a indústria alimentícia, como panificação e sucos. As projeções da escandinava mostram um crescimento global entre 6% e 8% até o fim de 2010. Conforme o presidente da Novozymes Latin America, Pedro Luiz Fernandes, embora o primeiro trimestre tenha dado bons resultados, não se deve esquecer que no ano passado esse mesmo período foi profundamente afetado pela recessão. “A despeito da nossa forte arrancada esse ano, ainda há incertezas sobre como os mercados vão reagir daqui para a frente”, afirmou Fernandes. Especializada em bioinovação e líder mundial no setor de enzimas, com 47% do mercado, a bioindústria também obteve uma margem de lucro 36% maior que no início de 2009. Da mesma forma, o retorno do capital investido ficou 4,4 pontos percentuais acima dos resultados anteriores. A fábrica brasileira é uma unidade multipropósito que produz enzimas para atender uma extensa gama de indústrias.

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