A Novozymes, multinacional dinamarquesa e maior fornecedora de enzimas industriais do mundo, com 48% do mercado, acaba de comprar a Turfal, fabricante de produtos agronômicos e biológicos, situada em Quatro Barras, região de Curitiba. No ano passado a Turfal teve faturamento líquido de R$ 4,7 milhões e a Novozymes R$ 2,8 bilhões. “A principal razão para esta aquisição é que queremos expandir nossa posição no mercado de agricultura sustentável", afirmou Pedro Luiz Fernandes, presidente da Novozymes Latin America. Segundo Fernandes, há ótimas chances de crescimento no mercado bioagrícola brasileiro, às quais a multinacional agora terá acesso direto. “Trata-se de uma oportunidade para a Novozymes criar uma agricultura mais sustentável e assim continuar ajudando a enfrentar o enorme desafio de alimentar o mundo no futuro. A produção agrícola global requer um aumento de 70% para poder alimentar uma população que chegará a 9 bilhões de pessoas em 2050”, explicou Fernandes.
Ainda de acordo com o presidente da Novozymes Latin America, o desafio é aumentar a produção utilizando a mesma quantidade de terras agrícolas sem custos adicionais ao meio ambiente. “Os inoculantes fixadores de nitrogênio da Turfal e da Novozymes podem ajudar os agricultores a reduzir suas necessidades de fertilizantes de nitrogênio no cultivo de leguminosas em até 80%. Esta é uma proposta de valor único em um mundo no qual os agricultores estão sob pressão para aumentar a produção de uma maneira sustentável”, disse o executivo.
Inoculantes
Fundada em 1970, a Turfal é uma das maiores produtoras de inoculantes do Brasil e possui um portfólio de novas oportunidades em desenvolvimento. Seus produtos inoculantes são micro-organismos que estimulam o crescimento de plantas leguminosas através da fixação biológica do nitrogênio. Os inoculantes são uma opção para fornecer nitrogênio à agricultura com menor custo ambiental e econômico que os fertilizantes nitrogenados minerais, como a uréia, por exemplo. São produtos desenvolvidos a partir de bactérias do solo capazes de estabelecer uma associação com as plantas e possibilitar o fornecimento do elemento. O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para os sistemas agrícolas e, na maioria das vezes, não está disponível em quantidade suficiente no solo de regiões tropicais. A maior parte das vendas da Turfal é realizada entre agosto e dezembro, estação de plantio da soja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário