A multinacional nórdica que apresentou, em Milão, uma nova técnica capaz de evitar a emissão de mil quilos de CO2 na atmosfera por tonelada de malha confeccionada, fará uma apresentação detalhada sobre o uso de bioinovação na indústria têxtil, em Blumenau – SC. Trata-se da Novozymes, maior fabricante mundial de enzimas industriais, que participará da Febratex 2010 (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil), realizada de 10 a 13 de agosto. Com a palestra “Enzimas na indústria têxtil: maior qualidade, menor custo e um mundo melhor”, ministrada pelo consultor e químico industrial, Pedro Carlos Gomes, a empresa dinamarquesa irá demonstrar como a bioinovação pode impactar positivamente na percepção da marca das empresas do setor. “Além de um conhecimento detalhado sobre enzimas na indústria têxtil para tecidos planos e malhas, a conferência dará ênfase aos benefícios da aplicação como a grande economia de água, energia, redução considerável de efluentes e menores tempos de processamento. Também vai abordar os ganhos em acabamento dos tecidos, maciez ao toque e definição das cores”, explicou Viviane Pereira de Souza, responsável pelo atendimento ao setor têxtil da Novozymes Latin America. As economias obtidas através do processo podem chegar a 630 bilhões de litros d'água e 9 milhões de toneladas de CO2 por ano sem custo de implementação, afirmam os técnicos. “Isso tudo pode representar para as empresas maior aproveitamento de seus equipamentos a um custo final significativamente menor”, completou Viviane. A palestra é gratuita e direcionada a profissionais da área de inovação, produção, marketing, sustentabilidade, empresários, gerentes, diretores e colaboradores. A região do Vale do Itajaí, onde está localizada Blumenau, é o segundo maior pólo têxtil do Brasil. Santa Catarina tem 7.241 empresas no setor, que empregam cerca de 280 mil trabalhadores.
O palestrante
Pedro Carlos Gomes é químico industrial, engenheiro mecânico e técnico têxtil, com 25 anos de experiência na Santista Têxtil, uma das mais importantes indústrias de tecidos do Brasil, com abrangência nas áreas de fiação, engomagem, tecelagem, preparação, alvejamento, tingimento, estamparia, espatulagem e acabamento final. Gomes também trabalhou durante 14 anos como técnico de aplicações da Ciba nas áreas de engomagem e acabamentos especiais. Nos últimos seis anos atuou como consultor técnico para a Ciba e Basf. Atualmente é consultor na área técnica de aplicações enzimáticas na Novozymes Latin America, localizada em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba.
Serviço: palestra “Enzimas na indústria têxtil: maior qualidade, menor custo e um mundo melhor”, com Pedro Carlos Gomes. Dia 12 de agosto, das 16 as 17h25 no auditório Seda, mezanino do Pavilhão C do Centro de Eventos Vila Germânica – PROEB, Blumenau – SC. Mais informações no site www.febratex.com.br, pelo e-mail fcem@fcem.com.br ou pelo telefone (51) 3338-0800.
Nenhum comentário:
Postar um comentário